Na Especialização em Formação para Ensino Superior com Ênfase em Metodologias Ativas de Aprendizagem, você vai aprender a exercer a docência do ensino superior, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e técnicas necessários ao desenvolvimento da educação nos dias atuais. Este curso se concentra no uso de abordagens pedagógicas dinâmicas e centradas no aluno, conhecidas como metodologias ativas de aprendizagem, para promover uma educação superior de alta qualidade, envolvente e eficaz.
DATA DE INÍCIO:
Início Imediato
FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.
Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação.
Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.
Currículo flexível
Faça o núcleo geral e escolha uma ênfase para completar seu curso.
Núcleo Geral (360 horas)
Ementa:
A disciplina “A Educação Superior na Era da Disrupção” aborda a evolução dos paradigmas da educação, considerando a influência da disrupção, mudanças geracionais e a educação. Ela explora elementos comuns entre a Educação 4.0 e 5.0, bem como ferramentas de apoio ao ensino. Além disso, a disciplina analisa o ensino por competências e os métodos de avaliação dessas competências.
Objetivo da disciplina:
Reconhecer os aspectos relacionados à Educação Superior na Era da Disrupção.
Unidades:
Ementa:
O curso aborda o processo ensino-aprendizagem do aluno adulto, a prática pedagógica no ensino superior, a avaliação, o processo avaliativo, a avaliação significativa e os instrumentos e técnicas de avaliação.
Objetivo da disciplina:
Relacionar as Práticas Pedagógicas com o Processo Avaliativo na Educação Superior.
Unidades:
Ementa:
A disciplina Processo Regulatório e Legislação do Ensino Superior aborda as políticas públicas para o Ensino Superior, incluindo legislação e diretrizes educacionais. Explora os atos autorizativos, destacando a relação entre PDI, PPI, PPC, e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com indicadores de qualidade do MEC.
Objetivo da disciplina:
Identificar os Processos Regulatórios e a Legislação do Ensino Superior.
Unidades:
Ementa:
A disciplina Introdução à Educação a Distância aborda a otimização do aprendizado no século XXI, o funcionamento do ambiente EAD, a prática da EAD com compromisso, a tecnologia a serviço da aprendizagem, a relação entre Educação a Distância e democratização, bem como a conexão entre Educação a Distância e a sociedade do conhecimento.
Objetivo da disciplina:
Identificar os aspectos introdutórios da Educação a Distância.
Unidades:
Ementa:
A disciplina Metodologias Ativas traz diversas metodologias ativas de aprendizagem, como aula expositiva dialogada, portfólio, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projeto, arco de Maguerez, instrução entre pares, ensino sob medida (just in time), aprendizagem invertida (flipped classroom) e muito mais.
Objetivo da disciplina:
Identificar exemplos de Metodologias Ativas de aprendizagem.
Unidades:
Ementa:
A disciplina Tecnologia, Educação e EAD explora os vínculos entre ciência, tecnologia e educação. Aborda as tecnologias e elementos da Educação 4.0 e 5.0, incluindo modalidades como B-learning, E-learning, M-learning e U-learning, além de discutir a escola digital e ambientes virtuais de aprendizagem, revelando suas possibilidades.
Objetivo da disciplina:
Relacionar as tecnologias e elementos da Educação com a Educação a Distância.
Unidades:
• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.
• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.
• Material didático disponível em diferentes formatos.
• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.
• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.
• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.
Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.
Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line NILTON LINS poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.
Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.
Para fazer uma pós 100% on-line na NILTON LINS é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.
Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.
A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.
O envio da documentação é indispensável e obrigatório. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados para [email protected]. Lembre-se de que seu acesso só será liberado após o recebimento dos documentos e do contrato assinado.
📌 Obrigatórios para matrícula:
Aceite no Contrato
Carteira de Identidade (frente e verso)
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso)
Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso)
Diploma da sua graduação (frente e verso e devidamente assinado pelo diplomado)
Você receberá no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.
Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).
Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.