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Pós-graduação 100% On-line > Especialização em Formação para Educação Básica com ênfase em Formação de Equipes Docentes

Especialização em Formação para Educação Básica com ênfase em Formação de Equipes Docentes

Na Especialização em Formação para Educação Básica com Ênfase em Formação de Equipes Docentes, você vai aprofundar seus conhecimentos na formação profissional autônoma e permanente no trabalho compartilhado, focando na formação de equipes dispostas a oferecer aprendizagem significativa aos seus alunos. Este curso aborda os desafios específicos da formação de equipes de professores e diretores escolares, capacitando-os a enfrentar os desafios da educação contemporânea.

DATA DE INÍCIO:
Início Imediato

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

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> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação.

Curso 100% On-line
Estude da sua casa ou de onde estiver.

Currículo flexível
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Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:

A disciplina aborda o Projeto Político Pedagógico, estruturação dos planos de aula no ensino fundamental e médio, currículo, avaliação e qualidade educacional, competência e organização curricular, além do Sistema Nacional de Avaliação no Brasil. 

Objetivo da disciplina:

Relacionar o Planejamento, a Organização e a Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Básica Brasileira. 

Unidades:

  1. Projeto Político Pedagógico
  2. Estruturação dos Planos de Aula no Ensino Fundamental e Médio
  3. Currículo, Avaliação e Qualidade Educacional
  4. Competência e Organização Curricular
  5. O Sistema Nacional de Avaliação Brasileiro
  6. Avaliação, Reprovação, Evasão, Políticas Afirmativas, Diversidades e Desigualdades

Ementa: 

A disciplina Políticas Educacionais e Legislação para a Educação Básica explora temas como Educação e Cidadania, o Sistema de Ensino Brasileiro, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e as diversas modalidades de ensino da Educação Básica. 

Objetivo da disciplina:  

Identificar a Política Educacional e Legislação para a Educação Básica Brasileira. 

Unidades: 

  1. Educação e Cidadania
  2. Sistema de Ensino Brasileiro
  3. Educação Infantil no Brasil
  4. Ensino Fundamental no Brasil
  5. Ensino Médio no Brasil
  6. Modalidades de Ensino da Educação Básica

Ementa:

A disciplina de Gestão Escolar proporciona uma compreensão aprofundada das dimensões da liderança, formas de participação na gestão, organização do trabalho escolar, e o desenvolvimento e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP). Aborda temas como orientação educacional, supervisão escolar, e a importância da gestão democrática na construção do PPP. 

Objetivo da disciplina: 

Relacionar a gestão escolar democrática com a implementação do Projeto Político Pedagógico, promovendo uma visão abrangente da liderança, participação na gestão, organização do trabalho escolar e demais elementos fundamentais para a eficácia da gestão educacional.   

Unidades:

  1. Dimensões da liderança
  2. Formas de Participação de Gestão
  3. Organização do trabalho escolar e o projeto político-pedagógico
  4. Orientação Educacional e Supervisão Escolar/Coordenação Pedagógica
  5. A construção do projeto político-pedagógico
  6. O Projeto Político na Escola

Ementa: 

A disciplina Psicologia da Educação e do Desenvolvimento aborda conceitos iniciais, a abordagem sociointeracionista, a Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito, a construção da inteligência e os estudos culturais, mitos e desafios da exclusão à inclusão, bem como a ludicidade e tecnologia da educação.   

Objetivo da disciplina:  

Reconhecer os conceitos e abordagens da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. 

Unidades: 

  1. Conceitos iniciais
  2. Abordagem sociointeracionista
  3. Psicologia humanista e o desenvolvimento do sujeito
  4. A construção da inteligência e os estudos culturais
  5. Mitos e desafios: da exclusão a exclusão
  6. Ludicidade e tecnologia da educação

Ementa:
A disciplina Neuroaprendizagem abrange os seguintes tópicos: aprendizagem, cognição na aprendizagem e as emoções, funções executivas, emoções e o aprender, aspectos da tomada de decisão na aprendizagem, razão e emoção, pensamento e raciocínio, e dificuldades de aprendizagem. 

Objetivo da disciplina:
Reconhecer os principais aspectos relacionados à Neuroaprendizagem. 

Unidades: 

  1. Aprendizagem.
  2. Cognição na Aprendizagem e as Emoções
  3. Funções Executivas, Emoções e o Aprender
  4. Aspectos da Tomada de Decisão na Aprendizagem, Razão e Emoção
  5. Pensamento e Raciocínio
  6. Dificuldades de Aprendizagem: Dislexia e Discalculia

Ementa:   

A disciplina abrange o panorama histórico e contextualização da Educação Inclusiva, analisando a trajetória da Educação Especial no Brasil. Explora o movimento inclusivo com novas concepções e práticas, destacando desafios para o trabalho docente no processo inclusivo educacional. Examina o currículo escolar na Educação Especial e aborda políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva. 

Objetivo da disciplina:

Reconhecer os aspectos legais e sociais da Educação Especial e Inclusiva. 

Unidades:

  1. Panorama histórico e contextualização
  2. A trajetória da Educação Especial no Brasil
  3. Movimento inclusivo: novas concepções e práticas
  4. Desafios ao trabalho docente face ao processo inclusivo educacional
  5. Currículo escolar na Educação Especial
  6. Políticas públicas voltadas para a Educação Inclusiva

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Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da Nilton Lins Pós Graduação On-line

> Conheça a nossa metodologia

• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line NILTON LINS poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na NILTON LINS é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

O envio da documentação é indispensável e obrigatório. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados para [email protected]. Lembre-se de que seu acesso só será liberado após o recebimento dos documentos e do contrato assinado.

📌 Obrigatórios para matrícula:

Aceite no Contrato
Carteira de Identidade (frente e verso)
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso)
Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso)
Diploma da sua graduação (frente e verso e devidamente assinado pelo diplomado)

Você receberá no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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