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Pós-graduação 100% On-line > Enfermagem em Urgência e Emergência com ênfase em Pediatria e Neonatologia

Enfermagem em Urgência e Emergência com ênfase em Pediatria e Neonatologia

No curso Enfermagem em Urgência e Emergência com Ênfase em Pediatria e Neonatologia, você vai aprender a atuar na assistência ao paciente neonatal e pediátrico, elegendo prioridades na tomada de decisão, qualificando o cuidado e garantindo segurança às crianças e familiares, utilizando as melhores práticas assistenciais.

DATA DE INÍCIO:
Início Imediato

FORMAÇÃO:
Conclusão a partir de 10 meses.

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> Plano de Estudo

Pré-requisito
Possuir um diploma de graduação e registro válido no Coren.

Curso 100% On-line
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Currículo flexível
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Núcleo Geral (360 horas)

Ementa:

Este curso aborda os fundamentos da Psicologia Positiva, Mindfulness e Inteligência Emocional, explorando suas interconexões e aplicabilidades. A ementa inclui uma introdução à Psicologia Positiva, conceitos essenciais de Mindfulness e uma análise aprofundada da Inteligência Emocional, conectando essas áreas para promover o bem-estar emocional. 

Objetivo da disciplina:

Desenvolver a capacidade dos alunos de relacionar a Psicologia Positiva, a prática de Mindfulness e a Inteligência Emocional. Pretende-se proporcionar uma compreensão abrangente desses campos e destacar como sua integração pode contribuir para a promoção da felicidade e do equilíbrio emocional. 

Unidades:

  1. Psicologia positiva: uma introdução
  2. Principais conceitos da psicologia positiva
  3. Mindfulness
  4. Mindfulness, Psicologia Positiva e Felicidade
  5. Inteligência emocional: sistema nervoso e emoções
  6. Inteligência emocional

Ementa:

A disciplina de Gestão Estratégica em Saúde oferece uma abordagem abrangente sobre o paradigma da complexidade e o papel do gestor na área da saúde. Explora os desafios específicos enfrentados na gestão de organizações de saúde, apresentando conceitos fundamentais de administração, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis ao contexto da saúde. Apresenta também a evolução das abordagens teóricas da administração e analisa as funções essenciais de planejamento, liderança, organização, controle e avaliação. 

Objetivo da disciplina:

Fornecer subsídios teóricos e práticos sobre gestão hospitalar, destacando o papel do gestor no contexto administrativo e no desenvolvimento de equipes. O objetivo é desenvolver uma compreensão sólida das características das organizações de saúde, influência da teoria administrativa no ambiente de saúde, e a importância da burocracia profissional. 

Unidades:

  1. Ambiente Organizacional
  2. Gestão Estratégica em Saúde 
  3. Marketing em Saúde
  4. Administração de Materiais
  5. Logística
  6. Gestão de Resíduos de Saúde

Ementa: 

A disciplina Suporte Básico e Avançado de Vida visa fornecer noções iniciais de primeiros socorros em casos de emergências clínicas não traumáticas, abrangendo urgências clínicas, obstétricas e psiquiátricas. O curso também traz a abordagem inicial ao paciente politraumatizado, tanto em ambiente pré-hospitalar quanto intra-hospitalar (Pronto Atendimento), e o atendimento especializado às vítimas em situações que requerem o Suporte Básico e Avançado de Vida. 

Objetivo da Disciplina: 

Conhecer os princípios da assistência ao paciente em situação de urgência e emergência nos diversos contextos do atendimento à saúde à vítima, no ciclo vital. 

Unidades: 

  1. Atendimento ao paciente politraumatizado: avaliação inicial
  2. Atendimento ao paciente politraumatizado: aplicação do protocolo (avaliação primária)
  3. Assistência do paciente politraumatizado: avaliação secundária
  4. Atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória
  5. Suporte Básico de Vida
  6. Suporte Avançado de Vida

Ementa:

A disciplina aborda os princípios da epidemiologia, o processo Saúde-Doença e seus níveis de prevenção, os determinantes sociais da saúde e diferenciações entre vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. 

Objetivo da disciplina:

Apresentar uma visão geral da epidemiologia por meio de conceitos e temas básicos para descrever danos ou agravos à saúde da população. Além disso, visa reconhecer o espaço de atuação do profissional na Vigilância em Saúde, com abordagem epidemiológica e comunitária. 

Unidades: 

  1. Princípios da Epidemiologia
  2. Processo Saúde-Doença e Prevenção
  3. Determinantes Sociais da Saúde
  4. Conceitos de Vigilância em Saúde
  5. Conceitos de Vigilância Epidemiológica
  6. Evolução Conceitual e Importância da Vigilância Sanitári

Ementa:

A disciplina Intervenções de Enfermagem e Procedimento em Urgência e Emergência para Pediatria e Neonatologia explora a assistência de enfermagem em afecções neurológicas, respiratórias e cardiológicas em pacientes neonatais e pediátricos. Inclui o manejo das vias aéreas, programas de atenção à criança e adolescente, crescimento e desenvolvimento infantil, e agravos de saúde comuns na infância e adolescência. 

Objetivo da disciplina:

Reconhecer as principais causas de urgências e emergências nas faixas etárias neonatal e pediátrica, compreendendo os aspectos relevantes para a assistência de enfermagem. 

Unidades:

  1. Organização da Unidade Neonatal e da Sala de Parto
  2. Assistência de Enfermagem ao Paciente Neonato
  3. Reanimação Neonatal
  4. Coleta e Interpretação de Exames Laboratoriais e de Imagem
  5. Assistência de Enfermagem no Cuidado Intensivo ao Paciente Grande Queimado
  6. Assistência de Enfermagem no Cuidado Intensivo ao Paciente com Infecções Respiratórias

Ementa: 

A disciplina Sistematização da Assistência de Enfermagem em Situações de Urgência e Emergência abrange a Sistematização do Atendimento Pré-hospitalar e Hospitalar, o exame físico e raciocínio clínico na assistência de enfermagem diante de qualquer tipo de situação de urgência/emergência. São observados os princípios científicos, técnicos, éticos e legais do exercício profissional, abordando os passos da Avaliação de Emergência (Corpo Humano por inteiro), a Escala do Coma de Glasgow, a Avaliação das Pupilas, os Tipos de Ferimentos, a Avaliação da Dor, e as Etapas para a manipulação de Ferimentos, incluindo a Vacinação Antitetânica e a Retirada de Corpo Estranho. 

Objetivo da disciplina:  

Compreender as habilidades necessárias para atuar em serviços de referência em emergência e urgência, proporcionando atendimento a pacientes de alta complexidade. 

Unidades: 

  1. Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE
  2. Teoria de Enfermagem
  3. Processo de Enfermagem
  4. Monitorização Hemodinâmica Invasiva e não invasiva
  5. Noções de Eletrocardiograma
  6. Gestão de resíduos de saúde

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Ilustração de estudante engajada na metodologia educacional da Nilton Lins Pós Graduação On-line

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• De acordo com a sua área de atuação, você escolhe a ênfase do seu curso.

• Conteúdo 100% on-line e aulas sem horários predeterminados. Estude pelo computador, tablet ou celular.

• Material didático disponível em diferentes formatos.

• Professores mestres e doutores, disponíveis para apoio no processo de aprendizagem e dúvidas pedagógicas.

• Espaços coletivos para aprendizagem e individuais para dúvidas e apoio exclusivo.

• Atividades objetivas ao longo do curso. A prova final é feita na conclusão da disciplina, também com questões objetivas.

> Perguntas Frequentes

Os nossos cursos oferecem conteúdos 100% on-line e autoinstrucionais, ou seja, você estuda no seu ritmo e sem se preocupar com um horário fixo de aula. Todos possuem 360 horas de carga horária. As avaliações também ocorrem de forma remota e têm a nota 6 como média para a aprovação.

Não possui TCC e ao final de cada módulo haverá avaliações. Para aprovação é preciso ter média igual ou superior a 07.

Sim, mas é importante ressaltar que apenas disciplinas do currículo da pós on-line NILTON LINS poderão ser dispensadas. Após o início das aulas, o aluno devidamente matriculado poderá fazer a solicitação via protocolo na secretaria virtual.

Sim. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estágio é autorizado para estudantes do ensino médio, técnico e de nível superior, o que inclui a graduação e a pós-graduação. Por isso, é possível estagiar enquanto realiza a sua especialização.

Os cursos de pós-graduação são direcionados à atuação profissional, voltados ao aperfeiçoamento ou especificação de uma área e à atualização dos graduados no nível superior, sendo eles bacharéis, licenciados ou tecnólogos.
As pós-graduações também incluem o MBA (Master Business Administration), que é um curso destinado à especialização na área gerencial ou administrativa, muito procurado por quem atua ou tem interesse no mundo corporativo.

Para fazer uma pós 100% on-line na NILTON LINS é preciso ter um diploma de graduação e já ter colado grau.

Os cursos de especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2018.  

A instituição possui credenciamento do MEC para cursos EAD e além disso todos os nossos cursos são registrados no site do MEC.

O envio da documentação é indispensável e obrigatório. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados para [email protected]. Lembre-se de que seu acesso só será liberado após o recebimento dos documentos e do contrato assinado.

📌 Obrigatórios para matrícula:

Aceite no Contrato
Carteira de Identidade (frente e verso)
CPF – Cadastro de Pessoa Física (frente e verso)
Certidão de Nascimento ou Casamento (frente e verso)
Diploma da sua graduação (frente e verso e devidamente assinado pelo diplomado)

Você receberá no primeiro dia de aula, por e-mail, o seu acesso com a liberação automática ao conteúdo.

Cartão de crédito (aprovação imediata) e boleto bancário (até 5 dias para compensação).

Caso seja necessário, você poderá solicitar o cancelamento do seu curso em até 7 dias após a confirmação da matrícula (para reembolso da taxa de matrícula). Após 7 dias, o cancelamento segue as regras do contrato de prestação de serviços educacionais.

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